Diário de Campo
Os naturalistas utilizavam seu diário de campo para registrar eventos, paisagens, sensações, formas e observações que eram vivenciadas. Trazemos aqui o “diário” utilizando a linha do tempo para que se possa mergulhar e acompanhar as atividades que foram realizadas ao longo do projeto. Abrangendo os distritos de Santo Antônio do Leite, Miguel Burnier e a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Nascer, os alunos das escolas municipais Doutor Pedrosa e Monsenhor Rafael imergem em aventuras e pesquisas em busca de conhecimento, desvendando o mundo da ciência e despertando o lado naturalista que há em cada um.
Com duas campanhas planejadas – uma no período seco e outra no chuvoso – estas fases incluem seminários, treinamentos, visitas de campo, preparação e execução do catalogo de espécies entre os anos de 2024 e 2025.
Acompanhe esta jornada em nosso diário de campo!
Trilhas dos Campos
O projeto “Construção do Catálogo de Espécies” envolveu o levantamento de espécies da fauna e da flora utilizando máquinas fotográficas, anotações nas cadernetas de campo, armadilhas fotográficas (Câmera Trap) e levantamento de estudos da região. A partir desta lista de espécies, informações a respeito de sua distribuição, nível de conservação, hábitos, alimentação foram levantadas para fim da criação do catalogo de espécies.
Este projeto destaca-se como um modelo de integração entre educação ambiental e monitoramento da biodiversidade, sendo possível ao usuário do catálogo digital, consultar o guia e participar ativamente na composição da lista de espécies.
Atividades
O seminário inicial ocorreu nos dias 8 e 10 de julho de 2024 nas escolas Doutor pedrosa em Santo Antônio do Leite e Monsenhor Rafael em Miguel Burnier, distritos de Ouro Preto. O objetivo deste encontro foi apresentar à comunidade escolar as atividades a serem realizadas durante o projeto, além de despertar a curiosidade e entusiasmo nos alunos de se sentirem “naturalistas”. Através de oficinas, materiais didáticos, orientações para as práticas em campo, os alunos puderam ter contato com temas relacionados a biodiversidade e pesquisas científicas em relação ao lugar onde moram. No primeiro momento a equipe do Instituto Pé de Urucum deu as boas vindas aos alunos e explicou do que se tratava criar um catalogo de espécies da fauna e flora. Mostrando diferentes ferramentas para consultar e pesquisar espécies em guias de campo doados, aplicativos de celular e sites na internet. Após este momento introdutório sobre o projeto, foi dado o início às oficinas. Dividiu-se a turma em grupos menores onde os alunos puderam participar em rodizio das oficinas. Enquanto um grupo estava na oficina construindo um mapa do “Lugar onde eu moro”, outros alunos aprendiam a técnica de preparar plantas para fazer exsicatas e outros identificavam 19 espécies de aves e mamíferos através do jogo de tabuleiro, brincando e aprendendo com os animais.
Foram Seminários repletos de atividades dinâmicas e interativas!
No dia 13 de agosto de 2024, foi realizado o treinamento para utilização dos equipamentos que os alunos utilizariam em campo nas escolas municipais Doutor Pedrosa e Monsenhor Rafael. Houve uma breve introdução teórica sobre como ligar a máquina fotográfica, focalizar a imagem, tirar a foto, ajustar e observar pelos binóculos. Foi no treinamento também que foram apresentados o Drone e as câmeras a serem utilizadas como armadilhas fotográficas.
Após a introdução teórica, os alunos puderam praticar a utilização dos equipamentos no jardim da escola e na área do campo de futebol, efetuando assim os seus primeiros registros fotográficos! Em duplas e trios, foram distribuídos binóculos e câmeras para que os alunos pudessem manipular o equipamento e tirar suas dúvidas de como usá-los após receberem as orientações.
No jardim e na área do campo de futebol, a equipe do Instituto Pé de Urucum colocou em lugares estratégicos animais de pelúcia e miniaturas em metal para representar os animais que estariam em seu ambiente natural, para que assim os alunos pudessem fotografar e treinar seu olhar.
Foi possível também interagir com as armadilhas fotográficas imitando os animais passando em frente a elas, para assim simular como seria o disparo e o comportamento dos animais em frente a esta câmera.
Foi um dia de muita prática e diversão!
No dia 19 de setembro de 2024, a equipe do Instituto Pé de Urucum conduziu a primeira atividade de campo com os alunos no distrito de Santo Antônio do Leite e Miguel Burnier, focada no levantamento da biodiversidade local e conservação ambiental. Em um fragmento de mata, os alunos percorreram uma trilha fazendo registros das espécies da fauna e flora observadas. A trilha feita nas proximidades das escolas municipais Doutor Pedrosa e Monsenhor Rafael eram de fácil acesso e em boas condições.
A trilha próxima a escola municipal Doutor Pedrosa tem aproximadamente 3km e chega até a cachoeira da Estiva onde ao longo do percurso os alunos passaram por fragmentos de matas, campo de pastagem de gado e cursos d’água onde os alunos puderam registrar as espécies que observavam na trilha.
Próximo a escola Monsenhor Rafael os alunos fizeram uma trilha circular, onde saiam pelo campo de futebol, atravessaram o trilho de trem e entravam em um fragmento de mata ate chegar na entrada de um túnel abandonado. Para finalizar voltavam pela usina abandonada até chegar na parte de trás da escola, totalizando uma trilha com cerca de 2km de extensão.
Durante as trilhas, foram identificas por meio de anotações e fotografias, espécies da fauna como Ariramba-de-cauda-ruiva, Chupim, Besouro e Agave, Araucária, Avenca, Bambu, Bromélia, Cachapeiro, Camará, Camarão, Carqueja, Cedro, Copaíba, Embaúba, Ipê-amarelo, Ipê-de-jardim, Ipoméia, Macaúba, Macela entre outras espécies da flora.
Foi um dia que exercitamos o corpo e fizemos os primeiros registros das espécies que estarão no catálogo!
Nos dias 2 e 3 de Outubro de 2024, os alunos das escolas municipais Doutor Pedrosa e Monsenhor Rafael vivenciaram sua primeira experiência de campo em uma área de Reserva Particular do Patrimônio Natural. Com objetivo de dar continuidade ao levantamento da fauna e flora os alunos tiveram a experiência de observar e registrar as espécies durante a trilha em um fragmento preservado de mata, onde também puderam observar as armadilhas fotográficas instaladas nas arvores.
Ao final da experiência na Fazenda, todos os alunos percorreram uma segunda trilha. Esta trilha, no entanto, foi para finalizar a atividade do dia na cachoeira de São Bartolomeu, presenciando um verdadeiro oásis de Borboletas e águas transparentes.
Durante as trilhas foram identificas por meio de anotações e fotografias as espécies da fauna como Bentevizinho-de-penacho-vermelho, Bem-te-vi-rajado, Guaracava, Caneleiro-verde, Saí-andorinha, Caneleiro-de-chapéu-preto, Esperança-folha, Tangará-dançarino, Joaninha e da flora espécies como
Assa-peixe, Bromélia, Camará, Carqueja, Cruz-de-malta, Embaúba, Mamica-de-cadela, Ninféia, Quaresmeira, Samambaia, Taboa, Tabua-larga, Trepadeira, Utricularia e Verbena.
Neste mesmo dia de campo, foi apresentado para as duas escolas o banner ilustrativo, o caderno de espécies e as fichas técnicas da fauna e flora. Estes materiais de grande importância fazem parte do inicio da primeira etapa de atividades na escola, em que os alunos efetuam pesquisas sobre as espécies e a preenchem as fichas com suas respectivas informações.
Foi um dia de encantamento com a natureza!
Nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, a equipe do Instituto Pé de Urucum realizou uma série de atividades no município de Ouro Preto. No dia 22, visitaram as escolas municipais Monsenhor Rafael, em Miguel Burnier e Doutor Pedrosa, em Santo Antônio do Leite, onde coletaram 50 fichas preenchidas sobre a fauna e flora. Através destas fichas os alunos pesquisaram informações sobre a distribuição, status de conservação e outras características das espécies, acompanhadas de desenhos ilustrativos.
Após as visitas escolares, a equipe seguiu para a RPPN Fazenda Nascer, onde foram inspecionadas as armadilhas fotográficas, trocadas baterias e salvas as imagens capturadas em notebook. Foi possível identificar espécies como Gato-mourisco/ Jaguarundi, Irara, Jaguatirica, Morcego, Onça-parda, Tapeti, Tatu-de-rabo-mole, Tatu-galinha, Teiú, Bentevizinho, Canário-da-terra, Jacuguaçu, Juriti-pupu, Sabiá-poca, Saracura-do-mato e Borboleta-azul.
Assim fechamos o ano de 2024, com boas expectativas para as atividades do próximo ano!
A viagem a São Bartolomeu teve como objetivo reconhecer a trilha da Cachoeira São Bartolomeu, realizar o levantamento da biodiversidade nas trilhas da RPPN Fazenda Nascer e verificar registros de armadilhas fotográficas para o Catálogo de Espécies em Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, MG. Em 01/10/2024, a equipe iniciou a preparação de materiais e o reconhecimento das trilhas. Nos dias seguintes, alunos das Escolas Municipais Doutor Pedrosa e Monsenhor Rafael participaram de atividades de campo, observando fauna e flora com suporte de biólogos e usando binóculos e câmeras. Euclides capturou imagens aéreas com drone, focando em espécies da Mata Atlântica. Foram explicadas as armadilhas fotográficas e a identificação de animais por vestígios, além das interações ecológicas e bioindicadores como líquens. Em 03/10, as mesmas atividades foram realizadas com a Escola Doutor Pedrosa, incluindo a verificação das armadilhas fotográficas, registrando animais como a onça-parda e o jacu, antes do retorno a Belo Horizonte.
A atividade focou na mobilização do projeto "Construção do Catálogo de Espécies" em Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, MG, como um importante instrumento de educação ambiental. No dia 21 de novembro, a equipe chegou ao distrito e se preparou para as atividades. Em 22 de novembro, a equipe visitou a Escola Municipal Monsenhor Rafael em Miguel Burnier, onde se reuniu com a vice-diretora para alinhar informações sobre a atividade escolar "Ficha Técnica da Fauna e Flora". Foram recolhidas 20 fichas preenchidas pelos alunos, abrangendo espécies como Caninana e Gabiroba. Os alunos realizaram representações visuais das espécies. A equipe depois foi para a Escola Municipal Doutor Pedrosa em Santo Antônio do Leite e coletou 30 fichas de alunos do 8º ano sobre diferentes espécies, como Lobo-guará e Onça-pintada. Após visitar as escolas, a equipe inspecionou armadilhas fotográficas na RPPN Fazenda Nascer, verificando baterias e armazenamento e registrando espécies como Jacuaçu e Jaguatirica.
Apoio



Parceiros


