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Diário de Campo

Os diários de campo do projeto “Construção do Catálogo de Espécies” desempenham um papel vital como instrumento de educação ambiental e patrimonial no distrito de Miguel Burnier e entorno, em Ouro Preto/MG. As visitas de campo estruturadas em campanhas amostrais oferecem um método rigoroso e enriquecedor para a coleta de dados e observação da biodiversidade local.

Com duas campanhas planejadas – uma no período seco e outra no chuvoso – cada fase inclui três dias de visitas pré-campo, abrangendo Santo Antônio do Leite, Miguel Burnier e a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Nascer. Em seguida, os alunos participam de dois dias de imersão em áreas próximas às escolas e dois dias adicionais na RPPN, totalizando 14 dias de intensa amostragem e observação da fauna.

Dados de Campo

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nº de Diárias

O projeto “Construção do Catálogo de Espécies” foi implementado nos distritos de Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto/MG, abrangendo uma área de mais de 50 km². Com a participação de 50 alunos, a iniciativa teve como objetivo documentar a biodiversidade local através de um método estruturado de coleta de dados.

Durante as campanhas de campo, realizadas nos períodos seco e chuvoso, foi efetuada a observação sistemática da fauna utilizando tanto métodos diretos quanto câmeras fotográficas do tipo armadilha (Câmera Trap). Este procedimento permitiu o levantamento detalhado de diversas espécies, incluindo mamíferos de diferentes portes, avifauna e herpetofauna, contribuindo significativamente para a criação de um catálogo de espécies da região.

Os dados coletados não apenas fornecem uma base sólida para futuras ações de conservação, mas também envolvem a comunidade escolar diretamente no processo educativo, reforçando a importância da preservação ambiental. Este projeto destaca-se como um modelo de integração entre educação ambiental e monitoramento da biodiversidade, oferecendo insights valiosos para a gestão sustentável dos recursos naturais locais.

Diárias

Visitas foram realizadas nas escolas dos distritos de Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite para reconhecimento de fragmentos de vegetação nativa. Em 16/05, a equipe viajou de Belo Horizonte a Miguel Burnier, onde se reuniu com a diretora da escola para discutir seminários e saídas de campo, agendando para setembro. Apesar de fragmentos de mata insuficientes próximos à escola, uma área promissora foi encontrada dentro da propriedade da Gerdau.

Em 17/05, o reconhecimento de fragmentos ocorreu em Santo Antônio do Leite, incluindo uma trilha promissora de 2 km em uma área de cachoeira. Após a confirmação do local, foi realizado alinhamento de datas com a diretora da escola. A equipe retornou a Belo Horizonte, considerando a área encontrada em Miguel Burnier a mais adequada para as práticas de campo planejadas.

O seminário inicial do projeto de Construção do Catálogo de Espécies nos distritos de Santo Antônio do Leite e Miguel Burnier, Ouro Preto, Minas Gerais, introduziu metodologias de catalogação e destacou a importância da preservação da biodiversidade. Realizado em julho de 2024, envolveu a comunidade escolar em atividades educacionais. O cronograma incluiu palestras e oficinas para promover o engajamento dos alunos e facilitar a coleta de dados. O objetivo é criar um catálogo para auxiliar na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da região através de um esforço colaborativo das escolas locais.

O relatório detalha a visita à RPPN Fazenda Nascer e o treinamento em escolas para o projeto "Construção do Catálogo de Espécies" em distritos de Ouro Preto, MG. Visitas às trilhas e treinamentos sobre o uso de binóculos e câmeras fotográficas foram realizados para introduzir alunos à importância da biodiversidade local. Três voos de drone ocorreram em São Bartolomeu e outros distritos, capturando imagens para analisar contrastes entre áreas naturais e urbanas. A tecnologia auxiliou na identificação de fragmentações de vegetação e proposição de políticas sustentáveis para minimizar impactos da ocupação humana na região.

Entre 17 e 19 de setembro de 2024, a equipe do projeto "Catálogo" realizou a primeira atividade de campo nos distritos de Santo Antônio do Leite e Miguel Burnier, focando na biodiversidade e conservação. A programação incluiu revisão de trilhas e preparação de materiais. No segundo dia, alunos da escola Doutor Pedrosa receberam kits e registraram a fauna e flora locais em cadernetas e fotografias. No terceiro dia, na Escola Municipal Monsenhor Rafael, os alunos também registraram observações durante trilhas próximas. Um questionário avaliativo foi aplicado previamente nas duas escolas. Estas atividades exemplificaram educação ambiental eficaz, combinando teoria e prática. Adicionalmente, a equipe instalou 07 armadilhas fotográficas na RPPN Fazenda Nascer, destacando a importância de métodos científicos na conservação, e solicitou um acréscimo de valor de diária para a instalação de câmeras TRAPP.

Em 30/10, a equipe visitou a escola Monsenhor Rafael em Miguel Burnier para uma reunião com a equipe escolar parceira. O objetivo foi revisar o preenchimento das fichas de espécies de fauna e flora, esclarecer dúvidas, alinhar atividades e reforçar o método de preenchimento já discutido em saídas de campo e assistência remota. No dia 31/10, ocorreu a inspeção e troca de cartões de memória das armadilhas fotográficas na RPPN Fazenda Nascer. Também em 31/10, a escola Doutor Pedrosa, de Santo Antônio do Leite, visitou laboratórios da UFOP. Após essa visita, houve uma reunião com a professora de Ciências para alinhar o preenchimento das fichas de espécies, esclarecer dúvidas e elaborar estratégias para superar dificuldades de agenda escolar.

A viagem a São Bartolomeu teve como objetivo reconhecer a trilha da Cachoeira São Bartolomeu, realizar o levantamento da biodiversidade nas trilhas da RPPN Fazenda Nascer e verificar registros de armadilhas fotográficas para o Catálogo de Espécies em Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, MG. Em 01/10/2024, a equipe iniciou a preparação de materiais e o reconhecimento das trilhas. Nos dias seguintes, alunos das Escolas Municipais Doutor Pedrosa e Monsenhor Rafael participaram de atividades de campo, observando fauna e flora com suporte de biólogos e usando binóculos e câmeras. Euclides capturou imagens aéreas com drone, focando em espécies da Mata Atlântica. Foram explicadas as armadilhas fotográficas e a identificação de animais por vestígios, além das interações ecológicas e bioindicadores como líquens. Em 03/10, as mesmas atividades foram realizadas com a Escola Doutor Pedrosa, incluindo a verificação das armadilhas fotográficas, registrando animais como a onça-parda e o jacu, antes do retorno a Belo Horizonte.

A atividade focou na mobilização do projeto "Construção do Catálogo de Espécies" em Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, MG, como um importante instrumento de educação ambiental. No dia 21 de novembro, a equipe chegou ao distrito e se preparou para as atividades. Em 22 de novembro, a equipe visitou a Escola Municipal Monsenhor Rafael em Miguel Burnier, onde se reuniu com a vice-diretora para alinhar informações sobre a atividade escolar "Ficha Técnica da Fauna e Flora". Foram recolhidas 20 fichas preenchidas pelos alunos, abrangendo espécies como Caninana e Gabiroba. Os alunos realizaram representações visuais das espécies. A equipe depois foi para a Escola Municipal Doutor Pedrosa em Santo Antônio do Leite e coletou 30 fichas de alunos do 8º ano sobre diferentes espécies, como Lobo-guará e Onça-pintada. Após visitar as escolas, a equipe inspecionou armadilhas fotográficas na RPPN Fazenda Nascer, verificando baterias e armazenamento e registrando espécies como Jacuaçu e Jaguatirica.

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